A profissão de Agente da Limpeza Pública é de suma importância para qualquer município, pois é responsável pela limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas do município. Na cidade de Castelo do Piauí os servidores da limpeza pública trabalham sem os equipamentos de proteção individual (EPIs).
O prefeito que tanto prometeu melhorar a qualidade de vida e a gestão pública da cidade de modo geral, atualmente deixa os agentes de limpeza municipal trabalharem sem qualquer tipo de EPI (equipamentos de proteção) exigidos para certos tipos de serviços. A área é uma das mais importantes dentro do município de Castelo, pois dentre várias atribuições, contribuem principalmente em amenizar problemas de saúde. Sem luvas, fardamentos adequados e sem botas, simplesmente as mãos, vassoura, enxada, carrinho de mão, uma pá e sacos de lixo. Estes são os únicos materiais de trabalho disponibilizado pelo Prefeito Magno do PT e seu secretário de Meio Ambiente, Edmilson Abreu. Um servidor que não quis se identificar por medo de represália por parte da gestão diz que na campanha tudo foi prometido, porém, nunca receberam equipamentos para que possam trabalhar dignamente. “Só trabalhamos nessas condições por medo de passar fome e temos filhos para alimentar”.
O que chama mais atenção é que tais equipamentos para esses trabalhadores foi uma das propostas de campanha apresentadas pelo grupo político que saiu vencedor nas eleições de 2016. Hoje passado mais de um ano eles estão trabalhando com suas próprias roupas, alguns de shorts, chinelos, sem proteção. O atual secretário de Meio Ambiente, pasta responsável pelo serviço, foi por muitos anos Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo do Piauí. O objetivo de um sindicato é defender os interesses profissionais e sociais de uma determinada classe em uma base territorial. Diante disso fica no ar várias indagações. Os equipamentos de proteção individual (EPIs), são exigidos legalmente para desempenho de uma série de funções pela Justiça Trabalhista. Sendo crítico à gestões anteriores como sempre foi o Prefeito Magno do PT, assim como seu atual Sec. de Meio Ambiente, Edmilson Abreu, creia-se que sabem muito bem que estes equipamentos são de fundamental importância. O Ministério Público será acionado e irá investigar o caso a fim de punir tais desmandos.
Tentamos por várias vezes entrar em contato com o gestor municipal para falar sobre o assunto em voga, mas não obtivemos êxito até o fechamento desta edição.
Fonte: + Transparência Castelo
Comentários
Postar um comentário